sábado, 13 de dezembro de 2008

Tudo Mudaa!


Nada está parado. Tudo está em constante mudança. Nada permanece, pelo menos não aqui. Mas, como para toda regra há excecões, existem sim coisas que ficam. Nossos espíritos permanecem. Resistem à vida, ao tempo. São eternos.
O que pensamos e sentimos muda com o tempo. Sim, fazem parte das coisas que se transformam. Há também outra coisa que permanece. Os relacionamentos que construimos.

Todas as pessoas que conhecemos, por mais que o tempo passe, sempre estarão ligadas a nós. Pois elas fazem parte de nossas memórias, e fizeram parte do nosso aprendizado e crescimento aqui. Todas as pessoas que conhecemos tiveram uma parcela no nosso crescimento pessoal, de graus menores a graus maiores. Logo, essas memórias, esses laços que nos ligam, fazem com que nunca estejamos realmente isolados um do outro. Laços que vão além da hereditariedade, além da raça e da espécie. São ligações que nos unem através das emoções, das experiencias interpessoais, dos amigos e dos inimigos, dos cônjuges e dos filhos…
Considerando esses laços que temos com as pessoas da nossa vida, e tudo o que aconteceu entre nós e elas, e tudo o que aprendemos com elas, tudo isso faz com que esses laços tenham um significado maior do que apenas uma conexão. Nós devemos a essas pessoas parte do nosso desenvolvimento. E elas, por sua parte, também tem determinada obrigação para conosco, pois também as ajudamos a crescer. O mais interessante disso é que até os inimigos nossos nos ajudaram a crescer, pois nos ensinaram diversas lições que os amigos não seriam capazes de nos ensinar. Nisso, é perceptível a beleza e singularidade com que Deus nos pôs neste cenário aqui. Ele nos pôs aqui para que aprendêssemos uns com os outros e fôssemos tolerantes entre si… para aprendermos a reconhecer nossas fraquezas e notar como a força do grupo é superior à força do indivíduo. Aliás, é impossível ser solitário estando aqui. A nossa condição nos faz buscar por companhia, por ajuda, por troca. Ele nos pôs aqui, talvez, para percebermos como somos iguais, e que isso vai além das aparências…
Ao chegarmos nesse ponto de entendimento, é facil deduzir em que ponto podemos chegar. Chegaremos, quando estivermos prontos, à dissolução de todo e qualquer preconceito que tenhamos para com o próximo. Entenderemos como somos todos irmãos, companheiros de jornada, Peregrinos da Vida, por assim dizer, num longo Caminho, que um dia, nos conduzirá à Luz e à Força interior que todos possuímos…. e daí estaremos completos, felizes, realizados com a Vida. Isso virá com o tempo. Se ainda não é possível entender tudo nesta vida, imagine então entender a próxima. As coisas tem seu próprio ritmo, sua cadência, sua frequência certa de ocorrer… e isso nos leva a outro pensamento… de que nada é por acaso, ou coincidência… mas isso já é assunto para outra oportunidade.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Eu sei que ainda faltam alguns dias pro natal, mas o momento de refletir sobre o assunto é agora e não depois da festa. Não sei o porquê, mas no natal todo mundo fica com o coração ‘mais mole’, mais gentil.O natal “deveria” ter um significado maior, uma coisa mais emocional, mas o natal foi transformado em uma coisa materialista.A mídia nos passa mensagens de paz, de amor, mas também coloca em nossas mentes o consumismo. Nos mostras aquelas pessoas lindas e bem vestidas, as mesas fartas, pessoas alegres e felizes, mas não mostram as crianças debaixo dos viadutos pedindo esmola, chorando pedindo pra mãe um pedaço de pão.Essas crianças, ao contrário dos filhos dos riscos, aprendem muito cedo que PAPAI NOEL NÃO EXISTE! Será que o papai noel levou tantos presentes para aquele menino que já tem de tudo e esquece de levar um pão para aquele outro que tem dias que não come ? Eu acho que o papai noel não é tão bom velhinho assim!No natal é que as famílias se reúnem, esquecemos dos problemas, das desavenças. Mas devíamos pensar no próximo também e não só no nosso ciclo social.Não adianta negar, no natal o nosso maior objetivo são os presentes, a festa, as comidas, as roupas, os amigos... Estamos tão preocupados com nosso penteado, com a roupa que vamos usar, com a sobremesa que vamos servir que esquecemos das pessoas que não vão ter nem o arroz e feijão para comer nesse dia.Aí tem aqueles que sempre falam: “bom, mas eu não posso mudar o mundo, não posso fazer com que todos tenham o que comer nesse dia”. Mas não é preciso que você mude o mundo, fazendo pouco você já pode mudar um pouquinho dessa realidade que nos atormenta.Geralmente quando fazemos essas festas natalinas, queremos convidar nossos amigos, pessoas “chiques”, bem vestidas, enfim, pessoas que tem as mesmas condições que nós, pessoas que também podem dar uma festa igual, ou melhor, que a nossa.Mas nós nunca pensamos em convidar aquele vizinho que passa dificuldades, ir a um orfanato fazer uma festa pras crianças, convidar aquele menininho que te pára no sinal oferecendo doces todos os dias quando você volta do trabalho. Já que o problema não é nosso pra quê se preocupar não é?!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Surpresas da vida!!!


Hoje de manhã acordei e simplesmente pensei:
"- É... a vida nos trás cada surpresa..."

Surpresa de dormir apaixonada por um homem..
e acordar amando outro rapaz.
De dormir passando raiva com o namorado
e acordar sabendo que gosta de persistir com ele.
De dormir com planos em mente
e acordar sonhando outros sentimentos com quem ama.
De durmir chorando por ele
e acordar de cara inchada e indignada.
De dormir se sentindo suja
e acordar maravilhada com tal amor de Deus por você.
De dormir em algumas condições
e acordar espantada porque nada é como antes.
Gosto daquela música do Legião, mas conhecida pela Cássia Éller:
"Mudaram as estações
nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente

Se lembra quando a gente
chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
sem saber
que o pra sempre
sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar
o que ficou
Quando penso em alguém
só penso em você
E aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos
pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar,
agora tanto faz...
Estamos indo de volta pra casa"

Ela me inspira...
e me ajuda a refletir um pouco em como a vida nos trás cada surpresas.


"É isso aí! Como a gente não planejou."